quinta-feira, 17 de abril de 2008

Sacrifício próprio para defender uma causa


A vida de David Gale, dirigida por Alan Parker, 2003, EUA

Quem somos e do que somos capazes? Donde provêm nossos desejos? Porque desejamos absurdamente e nos projetamos neste ímpeto do espírito humano? David Gale é diretor de faculdade, renomado filósofo e um homem de família naturalmente invadido por seus ideais, sonhos e desejos de transformação no mundo.

Até as últimas conseqüências, até o extremo de uma meta que move, alimenta, consome e fortalece o ser humano.Um martírio expresso em ato de misericórdia, um revolucionário que intui grande respeito pela vida, dádiva esta que não geramos a priore e de modo algum podemos finaliza-la, independente da racionalidade que siga o sistema.

David Gale é um ativista anti-pena de morte, Constance é militante e amiga de Gale e a cidade do Texas é o estado americano onde mais pessoas são executadas, julgadas e conduzidas ao corredor da morte. David, Constance e o governo do Texas serão protagonistas nesta luta de ideais que buscam manipular a justiça do estado, direciona-la para um bem comum, seja na resolução do problema com sua morte sentenciada ou na luta pelo fim deste bárbaro modo de resolver problemas condenando e matando vidas.

Protagonizada também por Bitsey, esta que é uma repórter atraída por David para relatar em entrevista os verdadeiros fatos dessemelhantes das acusações atribuídas a ele. O que um ex-professor de filosofia, a três dias do corredor da morte, acusado de estupro e assassinato desejaria falar com uma repórter?Os diálogos entre o filósofo e Bitsey irão esclarecer e pontuar os acontecimentos para realmente compreende-los.

A repórter precisa ver o homem antes do estuprador e assassino acusado que esta em sua frente para assumir esta investigação. Uma película que contém a cena do delito possibilita Bitsey recapitular o crime, interpretar as pistas e supostamente solucionar o caso provando a inocência de David e o injusto método do sistema de pena de morte.

David Galé é morto, a injustiça mantém-se astuta e dominante pela frieza do governo. Bitsey após a desolação recebe inesperadamente uma nova fita, assisti e constata o “crime perfeito”, desvendada nas imagens o ato do crime premeditado e consumado pelo suposto acusado e a suposta vítima.Uma história cujo final revela, de forma supreendente, o quanto a vítima e o condenado acreditavam em sua causa.

Nenhum comentário: