sábado, 19 de abril de 2008

O DEVER EM KANT (1)


Antonio M. dos Santos
Charles F. Gomes
Edimar Moreira
Izaquiel M. Evaristo
Tiago E. do Vale Santos

A filosofia kantiana trouxe à história filosófica contribuições inestimáveis. Em todo aparato deixado pelo filósofo alemão, diversas abordagens foram formuladas ao longo do tempo. Tal fato aconteceu também com a mestranda em filosofia Sônia, que tem como tema de pesquisa A natureza humana e o fim que são dever em Kant. Ela, em seu estudo, busca mostrar como Kant aborda a questão do dever.

Segundo a exposição de Sônia, tendo como base, além de seus conhecimentos, parte do texto da obra A metafísica dos costumes, a virtude para Immanuel Kant é a força moral da vontade do ser humano no cumprimento de seu dever. Dessa forma, o filósofo aponta a virtude como um contínuo progresso, pois, objetivamente considerada, ela é ideal e inatingível.

Outro ponto relevante em tal explanação é a de que a vontade do homem é determinada por sua ação. Alcançar a lei moral, por sua vez, é o objeto da ação. Porém, não é ação moral uma ação que vise retorno, caso contrário, se tornaria um interesse desvirtuoso. Para que o homem não seja só animal, mas também racional, é necessário compreendê-lo com sua própria razão moral.

Também, vale recordar da importância, nesse contexto, da universalização da ação por meio da razão. Para uma ação virtuosa ser válida, ela precisa ser universal. Existem coisas que não podem ser universalizadas, pois ferem a racionalidade do ato. O imperativo categórico é a condição para efetuar o julgamento.

Dessa forma, segundo Sônia, para Kant, o qual entende que o único fim do homem é ele mesmo, o homem tem o dever para consigo mesmo de alcançar o máximo de perfeição que puder. Mas, também, cabe a ele contribuir para a felicidade dos outros, desde que ela não se contraponha à lei moral.

Portanto, nota-se que é de grande relevância o estudo da mestranda Sônia acerca do dever em Kant. Tal conceito, em meio à temática da virtude, pode trazer à comunidade acadêmica grandes contribuições.

No que concerne a uma atualização, esse ponto trás inúmeras indagações, como, por exemplo, a de se, de fato, o ser humano tem buscado fazer boas ações sem ter em vista uma retribuição ou ainda, noutra perspectiva, refletir se não pode estar havendo uma banalização daquilo que é virtuoso, dada a confusão muitas vezes feita entre aquilo que é universal e aquilo que é costume.

[1] *Texto elaborado a partir da apresentação em sala de aula do projeto de pesquisa da mestranda Sônia, tendo como tema A natureza humana e o fim que são dever em Kant..

2 comentários:

Red & White Cigarettes disse...

Yesterday I visited your blog and liked it very much! I have found a lot of really interesting and useful information there! The time I have spent reading was wonderful and I may say that you’ve done a great job! There are also wonderful photos! I’ve immediately added your blog to my favorite links and will enter it any time when in need of something positive. Thanks a lot!

fra. Charles Fernando disse...

Thanks!

It is a pleasure and great joy for me to know that my reads and tracks blog.Fique in Peace

What you abençõe God!

A hug from Charles Fernando