quarta-feira, 9 de abril de 2008

Filosofia e Coragem da verdade em Michel Foucault.


Resenha sobre o artigo do professor César Candiotto

Filosofamos numa forma de vida que dá sentido à nossa palavra, afirmou o filósofo Wittgenstein, ou seja, é impensável o discurso filosófico sem levar em conta uma forma de vida determinada. As escolas atenienses, na Grécia antiga continham uma função terapêutica que se assemelhava a uma clínica com exercícios espirituais conduzidos por filósofos terapeutas (Sócrates, Platão, Epicuro e outros).

Michel Foucault apresenta a revisão de conceitos e mudanças de caminhos determinados como atitude indispensável para um contínuo olhar reflexivo. As transformações são precisas para ter acesso a verdade, a dinamicidade do sujeito que se prepara para o sofrimento, infelicidade, agitação da alma e para a morte com a ajuda da verdade.

O sujeito como questão de si aliado à prédica socrática “conhece-te a ti mesmo”, que habita no universo da psicologia, psicanálise do inconsciente e na fenomenologia do sujeito. A máxima de Sócrates é um convite para saber quem somos e do que somos capazes para consultar de forma adequada o deus ou o oráculo.

Sócrates é uma figura tranqüilizadora, a parrhésia (franqueza) ao falar é uma atitude de coragem, o logos (discurso) que ele usa ele vive. Em seu julgamento ele exercita o cuidado com a alma e alerta aos cidadãos sobre as vicissitudes da vida conduzindo lhes para a verdade que exerce mudança no modo de vida, mesmo que essa verdade seja a responsável pela sua morte e quem perderá com esse acontecimento será os cidadãos.

A postura do filósofo é a defesa do valor absoluto da intenção moral, ou seja, constituir a vontade do fazer bem. Sócrates sana a doença da covardia e afasta a temeridade, sua filosofia valoriza a coragem da verdade e o ethôs ateniense, ele disposto a enfrentar as últimas conseqüências.

A enfermidade da sociedade, a crise de valores e a relativização de éticas, da moral e das concepções tradicionais da verdade são diagnosticadas e necessitam dos cuidados do filósofo. O filósofo é aquele que procura submeter seu livre pensar a moral de estado civil, mesmo que caiba a cada um buscar seu próprio remédio, a filosofia é capacitada na cura dessas feridas e atua a partir de sua maneira de viver elaborando e sustentando teorias e práticas de uma saudável maneira de viver.

Nenhum comentário: