sexta-feira, 2 de julho de 2010

UM OLHAR MISERICORDIOSO

 

Jalal Rumi diz: “Em busca do amado contemplei enfim meu próprio coração, e lá o vi, não era outra sua morada (...). Corramos a casa do amado (...). Jurei por tua vida jamais desviar os olhos de tua face (...). Não buscarei em mais ninguém, pois, a causa de minha dor é ver-me longe de ti (...) Viaja dentro de ti. Faltam-te pés para viajar? Viaja dentro de ti mesmo, e reflete, como a mina de rubis, os raios de Sol para fora de ti. A viagem te conduzirá a teu ser, transmutará teu pó em ouro puro (...). É o Sol de Tabriz que opera todos os milagres: Toda árvore ganha beleza quando tocada pelo Sol” (RUMI, 1996, p. 64, 70, 76, 77, 80 e 81).




Na verdade estou aprendendo algumas coisas essenciais neste momento de minha vida, e tenho a convicçao que com elas posso modificar muitas feridas que por descuido deixei em meu ser e ainda não cicatrizaram. Mas o que estou aprendendo? E o que sào essas feridas? Porque não cicatrizam-se?

Aprendendo que o sofrimento é um grande professor, especialmente quando se tem a humildade de colocar-se debaixo de seus pés para aprender com ele. As lagrimas são mestras em fazerem terapia do coraçao, pois delas provem nossas afetividades, mesmo que bem resolvidas ou nào, as lagrimas ajudam a curar feridas. O silencio, este que é soberano na arte de deixar que o outro se revele mais veramente quando perto de ti, proporcionando quase sempre um belo encontro mesmo em meio aos inevitaveis desencontros.

As feridas são sangue que um dia escorreu e agora pela cicatriz, se torna sabedoria. Nos proporciona olhar para um sinal real da vida que é nossa existencia. Imanencia e transcendente ao mesmo tempo que da possibilidade de crescer, saber esperar, meditar e orar quando os caminhos não se cruzam, as vias se fecham e o Sol não aparece mais. Tenho aprendido muito com a vida e especialmente nos momentos em que estou sem direçao, sem opçao e sem inspiraçao. Momentos assim que me vem uma luz arrebatedora deslocando meu corpo e sentidos para algo muito maior que eu e que merece todo respeito, reverencia e cuidado.

Entao, o que quero dizer neste mês de julho que se inicia? Que nada melhor do que ser transparente com nossos sentimentos para não os recalcar, minimizar ou pior reprimi-los. E mesmo que a agua da fonte da vida não possuo um sabor agradavel, ela vem da fonte e fala com profundidade, porque ela conhece a nascente, conhece a origem e o poço. E é desta fonte que devemos beber e crescer para viver sem medos e arrependimentos.

Termino meu texto, relembrando-me de um olhar que esta semana me desconcertou. Olhar de misericordia que não me condenou. Olhar de amor para mim no momento que fiz tudo errado. Palavra que me disse “nao se preocupe, façamos denovo, recomeçemos JUNTOS”. Coraçao que não cabe no peito, exitem pessoas com o coraçao assim, e agora posso dizer porque vi com meus proprios olhos. Semelhante a palavra de Jo na sagrada escritura que em sua experiencia de Deus disse: agora eu creio em ti, não porque outros falaram, ou porque li coisas de ti, mas creio porque meus olhos te contemplaram meus dedos tocaram te e meu coraçao sentiu te proximo. Isto é, afirmo que esta semana Jesus olhou para mim, pegou em minha mao e disse vamos em frente, vem comigo, coragem, estou com voce, não tenha medo. E deste olhar eu nunca mais vou me esquecer.

2 comentários:

VIVI disse...

LINDO, SIMPLESMENTE LINDO! ESTOU SEM PALAVRAS. BJ VIVI

ELAYZA GOMES disse...

Costumo dizer para as pessoas abatidas e pra mim mesma sempre: "A MISERICÓRDIA DE DEUS É INFINITA" . Pena que perdemos tanto tempo justificando para o mundo as nossas faltas. Tem um cântico que diz: "BASTA QUE ME OLHES SENHOR..." Elayza