segunda-feira, 5 de julho de 2010

Vida de Cinema...


E indiscutivel que agora estamos em tempo de alta velocidade, alta voltagem e tudo segue um ritmo desumano. Parece que o tempo que antes era nosso amigo, agora se tornou nosso grande adversario. Palavras substituidas por pequenas siglas, musicas que dão mais valor ao acustico do que aos ouvidos, automoveis que em um segundo chegam a alcançar velocidades antes impensaveis, sentimentos liquidos, amores de plastico e relações formalmente convenientes.

Agora, quando penso na televisão, e para ser mais exato no famoso big brother, observo que não muito distantes do tempo estaremos vivendo algo muito semelhante que reproduza vinte e quatro horas por dia o que hoje chamamos de vida em um grande cenario com alguns atores e figurantes. A vida cinema, intitulo assim, pois a vida se tornou uma grande atração e em busca de ibope alguns estão vendendo emoções, comercializando lagrimas e sorrisos, simulando matrimonios e experiências de vida e por mais inacreditavel que possa parecer criando personagens de si mesmo como modelo de formas de vida a serem copiadas. Me pergunto muitas vezes antes de dormir como foi meu dia e se em algum momento deixei  de ser realmente transparente em minhas relaçoes. Me pergunto por aquele telefonema que realizei a uma pessoa que muito estimo e analiso a veracidade de minhas palavras, analiso o olhar de carinho que ofertei a algum amigo ou mesmo um abraço apertado dado numa ocasiao qualquer. Vida espetaculo? Pode-se viver, porem so ate o momento que você recosta sua cabeça no travesseiro, pois, dali em diante não tem a quem mentir, simular ou maquear. Para si mesmo? Não!

Andando pelas ruas de Siena, me esbarro com uma amiga vietnamita. Estudamos juntos já faz um mês e por alguns instantes me dispercei enquanto conversavamos. Desatenção porque talvez eu tivesse algo “mais importante” para fazer do que dar atenção a ela naquele instante, pois bem, ela não notou acredito eu, e alem do mais ela nem sabe que sou religioso e que tenho um compromisso com o evangelho de Jesus, porem “Eu sei quem sou” e isto me Basta! O que seria mais importante do que ouvir alguem que ao seu lado se encontra e  se dirige a você com fidelidade, isto é com confiança e amizade para falar de si mesmo? Compromisso de ser um e não mais um no mundo, parece que sou vitma agora de meu proprio descaso, neste cenario o protagonista é desatento porque se esqueceu quem é e por isso sempre deve fazer algo mais importante do que faz no momento presente. Aprendi bem a liçao moderna que diz o tempo é dinheiro, a fila anda e o ultimo chega por ultimo mesmo. Esqueci quem sou!

Talvez este seja teu caso hoje, tenha sido ontem ou quem sabe sera amanha. O que quero dizer com este pequeno escrito é que nas coincidencias e nos desencontros podemos beber agua da fonte, comer pao do ceu e falar com Deus sem saber e ainda por cima nem prestar atençao. Nada é por acaso e quando se descobre a grandeza da vida que existe em cada ser humano, não se faz pouco caso de ninguem. Sabe aquele homem que abriu a porta do onibus para voce hoje, ou aquela mulher que com uma vassoura fazia a limpeza de uma parte da cidade ou aquela moça que pintava suas unhas e depois ajeitou seus cabelos num pequeno salao de cabelereiro … talvez voce não retornara a ver-lo ou ver-las. “Tanto faz a vida continua”, isso não é verdade as lacunas que se deixam não podem ser substituidas ou voce acredita que de fato podem. A tinta da unha riscada não pode ser retocada por cima, deve ser pintada denovo, tambem o cabelo escovada, depois que algumas gotas de chuva molharam, necessita de um novo permanente. Afirmo que o imperativo hoje é atençao, para não ter que fazer denovo, porque nem sempre tem o denovo. Existe o fazer denovo para um coraçao machucado, alias, tente apagar alguma cicatriz que tenha em seu corpo. Parece que hoje a receita é tampe, esconda e jogue um pano encima.

Por fim, a vida não esta na televisao e nem há um set para uma nova filmagem caso a primeira tenha saido errada. Se a palavra foi mau pronunciada não se pode regravar a cena e nem espere o grito de um diretor após um erro de olhar ou gesto que voce não fez e deveria ter feito. A vida é real e depois que se abre a porta o vento vem, depois que se abra a janela o Sol toca a sacada da casa... é o inevitavel! Assim finalizo dizendo: sem pressa, com cuidado, com amor e sem competiçao porque sempre tera alguem que faz diferente de voce e alguns dirao que faz melhor outros dirao que faz pior, mais não há uma verdade neste discurso e apenas pontos de vista....Alias qual é o seu ponto de vista? Olhe vagarosamente para não se enganar num olhar apressado!

2 comentários:

VIVI disse...

OI! GOSTEI MUITO DO TEMA ABORDADO. ENVIEI PARA ALGUNS AMIGOS OK!!
BJ VIVI.

ELAYZA GOMES disse...

'CIAO, FIGLIO DI CIELO'. Ainda ESTOU SEM AR DEPOIS DE LER SEU ÚLTIMO "APRENDIZADO".. POSSO DIZER QUE CONSIGO VER OS ANJOS DI STA. MARIA DEGLI ANGELI, LHE FORNECENDO TANTA INSPIRAÇÃO!!! TÁ CERTO...A FILA DA VIDA NÃO ESTÁ PASSANDO SÓ RÁPIDO: ELA AGORA V Ô A !!! TEM MUITA GENTE 'PERDENDO' O TREM DA ESPERANÇA,DA ALEGRIA E ...DA PAZ ! ELAYZA