sábado, 10 de julho de 2010

Diante daquele que sofre eu me reconheço


No final da vida seremos julgados unicamente pelo pequeno amor que demos... pelo sedento, pelo nu, pelo prisioneiro e pelo faminto..... o amor nos salvara!

 
Compaixão! Hoje por duas vezes escutei essa palavra e ainda necessito escutar mais vezes. Talvez, um salto do eu para o outro seja um imperativo humano, um mandamento não apenas teologico mas tambem existencial.

Hoje é um belo dia de sabado, e para os habitantes da Italia, especialmente da cidade de Siena, pode se sentir ,de uma forma bem concreta, o escaldante Sol que nos aquece ao ponto de nos fazer suar, transpirar e chegar ao limite do calor. Limite, esta é a palavra que eu desejava utilizar para chegar ate ao tema central que é a compaixão. Sem limite não existe compaixão.
Parece que falo de amor e é a mais pura verdade, quando reflito sobre compaixão preciso antes meditar sobre o amor. Palavra que não saiu de moda, mas fora substituida e deslocada para a dimensão da paixão. Descontextualizaram o amor! 
Amor, compaixão e limite. Matrimônio de palavras que se entrelaçam e interpretam-se,tornam-se sinônimos de vida e quem as encontra no caminho conhece sua profundidade. O limite: ainda esta semana uma moça disse a seu namorado “cheguei ao limite”, palavras duras que certamente saiam de seu coração, porem, um pouco de tempo depois, com a respiração ofegante lançou se nos braços do rapaz,; uma palavra de limite para depois repousar na paz do amor; Amor: Mas aonde caminha o amor? Perguntou-me um rapaz do sul da Africa no meio de nossa aula de gramatica italiana e eu o respondi: estacionado em seu coração aguardando você aciona-lo. Basta poucas palavras para descobrir que a solução esta dentro e não fora. E a compaixào: no meu percurso diario, sempre caminho quarenta e cinco minutos  e neste percurso vejo e escuto muita coisa. Duas irmãs a frente de  uma Igreja Catolica rezavam por sua amiga doente. Interrogei para saber o porque de uma prece fora da Igreja se podiam fazer dentro e elas disseram que eram muçulmanas. Olhei em seus olhos e perguntei: Qual é a religião de Deus? Vi as duas depois, acendendo uma vela dentro da Igreja e fazendo suas orações.
Compaixão de rezar pelo outro que sofre e ao mesmo tempo rezar por você que sofre junto. Caminho de pedras que necessita ser percorrido e reconhecido, mais pesado quando se porta alguem no colo, porem mais edificante. O que você carrega no colo hoje? É muito pesado? A compaixão diminui o peso e torna leve o fardo, como disse Jesus “vinde a mim vos que estais cansado e fatigado que tornarei leve vosso fardo”, o amor cobre uma multidão de pecados e a compaixão absolve.
Que possamos caminhar com o coração pleno de amor. Seremos mais compassivos e generosos com os outros. Amar o proximo como a si mesmo hoje é decreto da humanidade carente de partilha e comunhão, não podemos mais comer o pão sozinhos ou andando depresssa, é preciso fazer refeição com o outro, descansar e colocar o pão sobre a mesa para fazer partilha. Mesmo que custe alguns minutos, saibas que não custarà a vida toda e nem você sabe ao certo se terà a vida toda. Esforce-se para ser um no meio, junto e com o outro. Basta de individualismo!

2 comentários:

Anônimo disse...

" Mas aonde caminha o amor? estacionado em seu coração aguardando você aciona-lo." QUE COISA INTERESSANTE, VOU POSTAR NO MEU FACE BOOK, REDE SOCIAL, HOJE MESMO E DIVIDIR COM TODOS ESTE PENSAMENTO. SEMPRE NOS DIZEM QUE PARA TODAS AS GRANDES PERGUNTAS DA HUMANIDADE A RESPOSTA GERALMENTE SE ENCONTRA BEM PERTO DE NOS. ACREDITO QUE A RESPOSTA ESTA MESMO LOCALIZADA BEM EM NOSSO INTERIOR. É PRECISO OLHOS PARA ENXERGARE SENTIMENTOS PARA POR EM PRÁTICA SENÃO ACONTECE COMO VOCE MESMO DIZ, FICA ALI ESTACIONADO. BJ VIVI

ELAYZA GOMES disse...

O AMOR CAMINHA: DISTANTE DA IMPACIÊNCIA, AO LADO DA PRESTATIVIDADE,ANOS LUZ DA INVEJA, NA OUTRA MARGEM DA OSTENTAÇÃO, ACIMA DO ORGULHO,LONGE DA IRRITAÇÃO,NA AUSÊNCIA DO RANCOR. E...JÁ QUE NOSSO CONHECIMENTO É LIMITADO, NOS APROPRIEMOS DESTAS 3 COISAS: DA FÉ, DA ESPERANÇA E DO AMOR. "A MAIOR DELAS É SEM DÚVIDA, O AMOR..." Rimani con Dio! Elayza