quinta-feira, 24 de junho de 2010

Escrevo porque amo-te minha eterna mae


Cantero senza fine le grazie del Signore
Cantara sem fim a graça do
Senhor

Dalla lettera alla madre di san Luigi Gonzaga “Carta para a mae” de são Luiz Gonzaga

Invoco-te, minha mae e senhora, dom do Espirito Santo e consolaçao sem fim. Quando escrevia esta carta a te, me encontrava na regiao da morte. Mas nossas almas e certamente as nossas aspiraçoes objetivavam o ceu onde todos os viventes juntos louvarao ao Deus eterno. Por minha vontade desejei ardentemente encontrar-te e, sinceramente, esperava que antes das primeiras horas de partir, poder fitar vossos olhos novamente.
A caridade consiste, como disse são Paulo, no “alegrar-se com aqueles que estao na alegria e sofrer com aqueles que sofrem”. Porque, minha mae ilustrissima, tu deve alegrar-se grandemente, porque por seu merito, Deus me apresenta a verdadeira felicidade e me liberta do temor de perde-la. Confidencio a te, ilustrissima senhora, que meditando sobre a bondade divina, oceano sem fim e sem fronteiras, a minha mente se perde, pois não alcança tamanha grandeza. Não posso compreender como o Senhor me guarda e olha minha pequena e breve fadiga e me premia com o repouso eterno do ceu e me convida para aquela felicidade sem fim, que eu encima da hora havia negligenciado e o senhor oferece- me, após muitas lagrimas derramadas ,esse tesouro que é o coroamento de um grande labuto e pranto.
O ilustrissima senhora, guarda com te a infinita bondade divina, pois, é no sofrimento que se vive nesta vida, na presença de Deus, que com a sua intercessao posso chegar ao encontro de tuas necessidades muito mais que nesta vida terrena.
A separaçao não sera longa. Nos veremos no ceu e juntos unidos ao autor de nossa salvaçao gozaremos alegres a imortalidade, gloriando-o com toda a capacidade da alma e cantando sem fim a sua graça. Ele nos tira aquilo que da primeira vez deu-nos apenas para armazená-los em um mundo mais seguro e inviolável e nos ornar com os bens que ele mesmo escolheu para nos.
Eu digo estas coisas por obediencia ao meu ardente desejo que tu, ilustrissima mae e toda a familia, considerem a minha partida como um evento de profunda alegria. E que tu continues a me assistir com a vossa materna bençao, enquanto sou em mar, nas aguas que portam todas as minhas esperanças. Prefiro escrever-te porque nada me é mais manifesto claramente do que o amor e o respeito que devo ter com a senhora, minha mãe, como seu filho.

Traduçao Charles Fernando Gomes, 24 de junho de 2010

4 comentários:

VIVIAN disse...

TEXTO PROFUNDO E SERENO. PODERIA ME DIZER QUEM É OU FOI SAO LUIZ GONZAGA?
ABRAÇOS VIVI

fra. Charles Fernando disse...

fora um santo da Igreja Catolica, jesuita, nascido no seculo 16.... um grande mistico e penitente, homem de grande espiritualidade.

ELAYZA GOMES disse...

Frei Charles,("a sua bênção"),permita-me perguntar (EM ITALIANO JÁ QUE NO MOMENTO ESTUDAS COM AFINCO):LA MAGGIORANZA DI SANTOS MUOIONO PRIMA DA MADRE, NON È VERO? PERCHÈ ? ABRACCIO. ELAYZA

fra. Charles Fernando disse...

esta é uma constataçao bem veridica dona Elizabeth, porem é misterio de Deus.....mas, contudo, porem e todavia se analisarmos pela otica de sao Paulo que diz "viver para mim é Cristo" entao eu diria que os santos sao os primeiros a viver mais rapido e de verdade, pois é com a morte que recebem o passaporte para ver a face resplandecente de Deus....quanto a pergunta morrem primeiro para interceder por suas maes, sera que eu morreri na antes de minha mae? Misterio