terça-feira, 13 de outubro de 2009

Mãe, Mulher, Amiga, Filha....


A característica ilustre que singulariza a feminilidade da mulher em hipótese alguma necessita embrutecer-se frente à comiseração do belo। O sentimento que inebria o belo é proclamado mais claramente e dignamente pela humildade (modéstia), particularidade briosa intrínseca de uma grandeza de espírito que possua simplicidade e ingenuidade imbuídas em seus grandes traços। Instituída da transparência que revela serenidade, benevolência e um profundo respeito à figura do próximo aliado a determinada autoconfiança e imbricada de segurança de si, propriedade da essência de espíritos elevados.

Possuidora de competência. No mesmo tempo que seduz pelo seu poder de atração (charme), também enternece por respeito. Refinada amalgamação que engloba suas qualidades cintilantes preservando-as em segurança contra a malícia, recriminação ou escárnio. O temperamento assegura-lhe um coração predisposto a cativar amizades, o que é satisfatoriamente impossível avaliar em uma mulher. Devido a ser demasiadamente rara e estupendamente encantadora.



terça-feira, 6 de outubro de 2009

Num diálogo sobre dor e depressão que obtive com uma amiga pelo MSN,

Num diálogo sobre dor e depressão que obtive com uma amiga pelo MSN, escrevi para ela que apesar de minha inutilidade frente a sua realidade, lhe escreveria minha reflexão.
Olá minha amiga J,

Suas palavras em meu correio particular sensibilizaram meus olhos e coração. Conduziu-me ao calvário das mazelas humanas, mazelas estas que eu não me encontro isento, mas alvo também. "É difícil ser gente", quando escutei esta frase me lembrei de ti e de suas palavras de angústia. É subjetividade na artéria do tempo, que convida a resignificar e revalorizar algumas prioridades que damos na vida e que só produzem sofrimento, a dor é território santo, é rito do altar, é fórmula da celebração que não podemos ignorar é simbiose das morfologias e dos contratempos que trilhamos no ermo e almejamos insistentemente chegar a algum lugar. Missão impossível não querer sentir pressão e impressiona aos meus olhos aqueles que sem pressa possuem depressão. É impressão produzida pela enganação daqueles que habitam em casas de vidro, desprotegidos das pedras lançadas pelos algozes e condenadores. Meu medo é que eu esteja dentro desta casa e ao mesmo tempo fora. Impondo-me no ato de apedrejar minhas sensibilidades e privações humanas, ou pior que reproduza este gesto em alguém que amo mais não me esforço em compreender, incoerência do caminho, avesso do discurso. Não se adia o tempo para viver, "ser feliz me consome", ninguém é detentor do poder da morte para ter o direito de roubar, privar e aprisionar vidas no calabouço, deixar almas enfermas.

Nos altares da vida é normal encontrarmo-nos em certos momentos sangrados pelo sacrifício de cada dia que nos oferta a vida. Não é sinal de derrota, ou motivo para desanimar, pois, é no limite de nossas capacidades, no extremo de nossos sentimentos e na raiz de nossas fraquezas que inauguramos um celestial encontro conosco mesmos. Há sintomas que são agravados em nosso coração pela perda de nossas identidades, há feridas que se abrem por certos descuidos com nossa personalidade e chagas cravadas em nosso espírito por olhares apressados em nossa direção, possuidores de vinagre, de azedume que se destila em nossos lábios em momentos que imploramos por uma gota de água, simbolizando a vida que carecemos por restituição. Aí, o que nos resta é o rolar de lágrimas como uma cascata que desce das pedras, pedra esta que refere-se ao nosso coração inchado de pranto, cascudo pelo descuido daqueles que tutoriamos a cuidar, zelar, guardar e amar, nem que seja um pouquinho para quem sabe a dor sarar ou ao menos passar um cadinho, dar um alívio.

Eu não sei como você se encontra, e isto me é favorável, pois, me deixa ileso de pré considerações e juízos de valor adiantados. Não vejo seus olhos dizerem nada e nem escuto o trêmulo soar de sua voz ou percebo palavras não ditas em seu relato sobre inquietações que te visitam. Sou amigo e isto me possibilita o papel de amenizador da dor, conciliador do coração e incapacitado para invadir seu território interior, devido ao meu respeito por ti. Ponto a favor que me coloca na posição do ouvinte atento que não deixa passar despercebida uma palavra se quer, um gesto que for e expressão alguma, mas mesmo assim não me permite desbravar o que em ti não é público, anunciar o que em ti é lacrado e precipitar o que em ti é velado. Sou para ti uma presença que deseja marcar um encontro com suas duas realidades, isto é, a que sente e presencia a dor e a que diagnostica a irregularidade funcional. Você possui privação de si, ausência de autênticidade, adiamento de sorriso e constância de questionamentos sobre sua forma de vida, questões estas que produzem mal estar, lágrimas e dúvidas, mas são reações passageiras e não um estado terminal que possas te internar na UTI.

O que posso fazer? Rezar por ti, enviar-lhe meu carinho e afeto e dizer que apesar de tudo que se passa, isto vai passar e será conduzido ao baú das recordações de um passado não tão distante mais que não deve ser presencia de novo. Tu és guerreira e sábia e vencerá seu sentimento de pequenez, alcançará a luz que lhe é própria e esmagarás seus desafetos e constrangimentos. Vencerá inicialmente a ti e sentirá o leve erguer de sua cabeça, a calmaria do mar agitado será estabelecida e não haverá mais calamidades em seu coração, serás ordenada em seus sentimentos e teu paladar irá degustar deste alimento salutar e salvífico que é a vida e que chama por mais vida, esta em plenitude e eternizada no tempo que localiza sua corporeidade e espiritualidade.

Acenda, acenda, tu nascestes para lançar fogo no mundo e levar luz a corações....tu és a beleza da vida e a serenidade que representa criação de Deus.

Abraços e um beijo!

Observo neste cenário a dificuldade de navegar nas águas do sofrimento humano e isto se revela nos tramites da carta. Sinto que eu digo e não digo ao mesmo tempo, as palavras são endereçadas ao coração, pois são advindas de um coração também. Eu senti suor e frio constantes em minhas mãos ao escrever esta carta. Falar de sentimento é andar em campo minado, necessita-se ter cautela e não apressar o passo para não descompassar o enredo.
A pequenez de J quando nos falamos pela primeira vez me comoveu de uma forma que eu não consegui conter as lágrimas rolando de meus olhos. J é uma mulher determinada e sábia, do tipo que sabe o que quer e como quer as coisas, mas isto não a isentou do desencontro entre o caminho e o caminhante, à vontade e o destino, o se achar e o perder-se. Limites que não buscamos, mas nos buscam e avassaladoramente interrompem o seguimento da trilha. Situação esta que nos colocamos em cheque e perguntamo-nos: o que devo fazer? Para onde devo ir? O que devo fazer? E todas estas perguntas existenciais se desengavetam dos armários interiores e inconscientes, pois, agora estamos na solidão humana e não há nada o que fazer e esperar, basta refletir e aprender com o impossível e insuportável diante da vida que não se apaga, talvez se ofusque mais nada mais que isso.
Tudo quanto vive, vive porque muda; muda porque passa; e, porque passa, morre. Tudo quanto vive perpetuamente se torna outra coisa, constantemente se nega, se furta à vida.Fernando Pessoa enaltece a vida que brota do nascente do coração, mas não nega sua morte, pois, o poeta sabe que na morte há nascimento e perpetua-se a ignorância diante deste paradoxo da existência, pois, falhamos e falhamos muitas vezes, mas não estamos dispostos a pagar a falha com a morte da vida, pois, desejamos vida e mais vida. E viver é sonhar, e de sonhar ninguém se cansa, porque sonhar é esquecer, e esquecer não pesa e é um sono sem sonhos em que estamos despertos, como afirma Fernando Pessoa.



MINHA HISTORIA COM DEUS (p/Elizabeth Gomes)

MINHA HISTORIA COM DEUS (p/Elizabeth Gomes)

O Senhor Deus perguntou o que eu gostaria de fazer hoje? Respondi-Lhe que se pudesse usar a possibilidade de voltar no tempo, gostaria de acariciar meu ventre e dizer para o meu filho, totalmente gerado e formado que o Criador o preparava para uma grande missão: a de servir e amar a humanidade como ELE mesmo o fez.
DEUS sorriu e disse: Não teria a menor graça...
Você não ouviria naquela tarde fatídica, seu médico estressado lhe dizer: “Não acredito, tinha que acontecer justo comigo, que cuidei tanto de você...., sua pressão está a mil, este nenê já era... rápido, vamos para o centro de obstetrícia, vamos tentar pelo menos te salvar....”
“Você não sabia o que dizer, o que pensar, esqueceu como se rezava... o coração em taquicardia, uma voz dentro de você gritava: “faça alguma coisa, se acalme, organize seus pensamentos, invoque os anjos, santos, querubins, serafins, sei lá. . . mas faça....
Não fez. Parecia petrificada, estática, inerte, INCAPAZ de raciocinar... como iria rezar?
Alguém te anestesiou enquanto a enfermeira infeliz em seu comentário perguntava: Como pode acontecer uma coisa desta doutor? Ele respondeu: Deus sabe. Fiz tudo que um bom médico deve fazer por sua paciente. Por que deu errado? Deus sabe, Deus sabe.
Naquele momento você me invocou, lembra? Um filme passava veloz pela sua mente tão atormentada, aniquilada e aos poucos sentindo a morte. Foi horrível. Você quis gritar, implorar que ela esperasse mais um pouco. Uma última oportunidade, uma só chanse talvez.
Ela te deu.”
Sim DEUS (respondi). Me deu a vida. Me deu MEU FILHO. VIVO! Tão lindo, tão sereno, tão limpo de coração tão em paz com o mundo...
Mas, como tudo tem seu preço, agora VOCÊ o quer de volta.

OBRIGADA DEUS, PRA VOCÊ EU DOU....
Curitiba/PR, 06/10/2009

Caso do email de um coração machucado.

Caso do email de um coração machucado.

Oi Charles....Que bom q respondeu! Você sumiu por um tempão hein!!!!

Estou bem....de férias....rsrs....mas semana q vem já volto a trabalhar...

Esse mês pra mim começou ruim, com noticias e acontecimentos assim q me deixaram triste...mas foi tudo superado...agora estou bem e feliz.....

Vou te contar a minha história....rsrs...é uma novela....rsrsr....mas é pra vc rezar por mim....

Sabe meu namorado, sempre me falou q tinha uma coisa pra me falar mas nunca me
falava. Acabei não cobrando dele nada e deixei pra ele falar quando
quisesse.

Aí em um sábado, de manha ele me mandou uma mensagem dizendo que queria falar
comigo urgente, que estava descendo a serra (porque ele mora perto de Campos do Jordão) só pra vir falar comigo, e pedindo para q eu não o abandonasse que ele me amava de verdade, que eu era a única que poderia ajudá-lo.

Aí quando ele chegou fomos conversar, e ele me falaram q tem um problema, e
q o problema dele é com droga, q a noite passada ele foi à casa de um
amigo, beberam a noite toda e acabou usando cocaína. Ele chorou muito,
disse q ninguém sabia, eu sou a única, só q ele não quer essa vida,
por isso estava me contando, porque se arrependia muito, pediu pra ficar comigo
o dia todo.....eu fiquei decepcionadíssima, chorei também....fiquei sem
reação porque ninguém diz q ele usa droga, ele trabalha muito, estuda com
tanto sacrifício, teve uma vida tão difícil......juro pra você que ninguém
pode imaginar isso dele.

Ele me disse q não usa sempre, que quando estava sozinho as vezes fim de
semana ele usava junto com os amigos, mas depois q começou a me
namorar foram poucas vezes.... Difícil contar tudo por aqui.....mas falei pra ele...q não conheci ele por acaso, e agora sabia o porque q eu acabei conhecendo ele....

Isso foi no começo do mês...e como eu estava de férias consegui dar mais atenção pra ele....conversamos muito.....procurei ajuda com um amigo de SJC q trabalha em uma clínica de recuperação, fomos pra lá conversar com ele, demos o primeiro passo....

Depois disso temos ficado mais juntos porque também num quero deixar ele sozinho...ele está bem e eu também....

Decidi ajudá-lo, porque ele me procurou e pediu ajuda, ele precisa de mim nessa fase. Mesmo que não seja para que nós fiquemos juntos para a vida toda.....nesse momento é preciso estar do lado dele, uma vez q ele confiou isso só a mim. Pensei muito, sabe... Sofri também, sozinha porque nem posso contar para os meus pais... Também ninguém acreditaria porque num dá para crer q ele tem esse problema. Tb num quero uma vida de insegurança e incertezas pra mim... Mas estou tentando viver o momento presente....

Então.....tudo isso aconteceu esse mês comigo....rsrs...mas estou feliz agora e confio q vai dar tudo certo na vida dele e na minha.....

Reze por mim e por ele também....pra q eu possa ajudá-lo da melhor maneira....
Espero q esteja feliz....e na paz......
Fica com Deus!! e me escreva de vez enquando......

Bjussssss

E logo eu respondi para minha amiga X :

Olá,

Suas palavras escritas na tela do computador, após abrir a caixa postal de meu email, caíram como pétalas de rosas sobre a grama, devido ao impetuoso e forte vento que a soprou e provocou seu despetalar. Na vida os acontecimentos possuem um grande significado e nosso maior desafio é compreender os acenos divinos que nossas estórias possuem e de maneira enigmática nos provoca a decifrá-los. É surpreendente como a vida nos prega surpresas e nos situa em ocasiões desencantadoras, mas encantadoras e convidativas para crescer, amadurecer, sentir e pouco falar, amar e menos questionar, ser e não tanto fazer.


Alguém precisa de você, isto esta estampada em sua estória de vida. No momento um menino que se parece homem clama por uma voz de compreensão e de ajuda, pois, uma voz de condenação já o oprime bastante e esta é inicialmente a voz da consciência dele. A vida chama por vida e ninguém quer morrer de olhos abertos e com o coração pulsando, o vale dos mortos não é para vivos, a vida merece o resgate de anjos da vida, que neste instante é seu papel na vida dele, isto é, ser anjo.


Responsabilidade de ser Jesus na vida dele, ele não precisa de exclusão, separação e opressão, mas necessita como um imperativo de amigo, anjo, de alguém que se ocupe dele e o faça se sentir simples, comum e humano, diferente sim, mas em sua singularidade e não em sua fraqueza, debilidade e deficiência. A droga que mais lhe aflige é a vergonha de ser ele mesmo, é o medo de não ser aceito e a preocupação de não ser amado.


Ele precisa de amor, amor de Deus que acolhe e coloca no colo, que chora junta quando não parece ter solução, sofre ao lado quando as tentativas dão em nada, que recolhe os cacos do que sobrou da dignidade e convida a levantar a cabeça e ser um vencedor de si mesmo.


Como é bom saber que você existe X, que não vai deixá-lo na sarjeta da existência, no calabouço na vida e preso em culpas que ele não cometeu sozinho e se cometeu não pode ser abandonado nelas. É tempo de dar as mãos e dizer eu estou aqui, você não é sozinho e dar-lhe um beijo na testa com o respeito que ele merece por ser alguém que caiu e se machucou, mas deseja levantar. Mulher, bem isto não é o que ele necessita, ele grita por um anjo que lhe acorde do pesadelo e lhe acalme na tempestade que é sua realidade.


Cuide dele, que ele se sinta revigorado e forte, autônomo para restituir a sua estória e retomar o caminho da felicidade que não se encontra nas viagens que proporciona um pouco de cocaína. Reviver após a morte, ressuscitar e sair do sepulcro, mover a pedra que lhe sufoca e respirar o ar dos acordados e esperançosos.


X que suas palavras sejam vida e sua presença um sentido, um sinal de que vale a pena tentar e continuar.... cuide dele para ele mesmo e zele pelo olhar deste menino homem que se perdeu, fugiu de si, mas deseja voltar para casa....proteja ele, mesmo que seja de si mesmo e por fim ensine ele a voar com suas próprias asas, uma borboleta que alça vôo com a liberdade e segurança de suas próprias asas.

Bênçãos e paz.... Que Deus lhe ajude e cuide de ti, anjinha!
bis.....
Charles.

Bem assim começa meu telegrama a uma Amiga...

Bem assim começa meu telegrama a uma Amiga...

Amiga, eu não compreendo totalmente as surpresas que a vida ousa e cumpre em minha jornada humana. A vida guiada pelo amigo tempo se sente mais fortalecida para ser reinventada, recriada e resignificada constantemente. Eu no mais íntimo de meu coração possuo limitações e fragilidades que se consolidaram com o tempo.
Não me esqueço completamente das diversas ocasiões de derramamento e quebra que vivenciei e as inúmeras vezes que estive no chão recolhendo os cacos que me pertenciam, estes que eram meus sentimentos mais puros e raros e alguém não deu importância e desdenhou.
O que faço? Bem, eu rezo e sei que estou aonde Deus quer que eu esteja, pois, sei que existem coisas em meu coração que não posso dar a ninguém, habitam sonhos e projetos que só possuem lugar para mim e o Sagrado. Vidas em uma só vida. Paradoxal? Sim, mas antes que alguma pessoa se interessasse por mim, ele já havia se interessado e me chamado.... Conquistando meu coração.
Meu contentamento é saber que mesmo na posição de espera ele age em mim e não me deixa só, mas, sou homem e não controlo meus sentimentos, não domo com rédeas meu coração e muito menos possui as chaves da vida e o segredo para revelar os enigmas e decifrar a incógnita que é o tempo.
Eu apenas vivo na esperança de que um dia tudo vai passar e os medos serão superados, as angustias vencidas e as flores murchas da ilusão serão restituídas e reflorescerão de novo, espalhando beleza e encanto.
Talvez eu não seja compreendido? Sim, mas entendo e só peço que me ajude a ser mais de Deus e não desviar, cair, desmoronar e me arrepender. Os amigos são para sempre? Sim e nesta dinâmica eu te peço me ajude sempre a ser de Deus, reze por mim e me escreva, me faça companhia.....simples como os pássaros, é assim que sou e em muitos momentos me reservo por incerteza de não utilizar a palavra certa com quem a merece ou utilizar a palavra certa com quem não merece. O silêncio me é mais sagaz e preciso. Assim eu sou e assim preciso ser.
Um grande abraço e obrigado por ser minha amiga, tu és preciosa para mim.

Charles Fernando.