terça-feira, 9 de setembro de 2008

Relatório do Grupo Devir Referente à apresentação do Vídeo Jovem E O Cuidado de si: Um Olhar Filosófico.


Antonio M. dos Santos

Charles F. Gomes

Edimar Moreira

Tiago Santos Vale


Apresentamos o vídeo de filosofia que produzimos, intitulado Jovem e o cuidado de si: um olhar filosófico, no dia 30 de agosto de 2008. A platéia foi o grupo de Jovens Carmelita Vencedores em Cristo, da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, Boqueirão, Curitiba, Paraná. A idade deles varia entre os 16 e os 25 anos, a maioria de ensino médio.


Para a avaliação do vídeo, a Devir Produções Filosóficas, responsável pelo material, distribuiu fichas com os seguintes quesitos avaliativos: a) Tema; b) Clareza; c) Objetividade. Para cada um desses quesitos havia as seguintes possibilidades de qualificar o material: a) excelente; b) ótimo; c) bom; d) regular; e) deixou a desejar.


Após termos apresentado e recolhido as fichas avaliativas fizemos uma média e concluímos que a segunda unidade, Felicidade: uma questão de escolha, baseada no pensamento do filósofo A. Schopenhauer, foi a melhor conceituada, tida como excelente 28 vezes na soma os quesitos. A unidade terceira, A cura do medo da morte em Avicena, ficara como a segunda colocação e a unidade primeira, Sócrates: conhecer e cuidar com a terceira.


Destacamos, também, que, na folha avaliativa, colocamos um espaço em branco para aqueles que assistiram ao filme pudessem escrever que pontos da obra poderiam ser melhorados, bem como para saber o que eles compreenderam do conteúdo. A seguir temos a opinião de uma das moças que assistiram o curta metragem: “No geral o trabalho está muito bom. As imagens produzidas ficaram ótimas, pois apresentaram, além dos entrevistados, figuras e objetos que contribuíram com a linguagem e o conteúdo apresentado pelos professores (livros, quadros, objetos etc.). Os temas trabalhados são de grande importância, principalmente por estarem voltados aos jovens que cursam o ensino médio; nessa idade há diversas dúvidas em relação a si e aos outros, essas dúvidas englobam entre outras coisas a morte e a felicidade. As músicas utilizadas casaram com o tema, bem como a imagens completaram a linguagem. Espero que o trabalho renda bons frutos”.


Se por um lado temos essa crítica que ressalta a boa disposição dos quadros (as novelinhas) e os clipes temos uma outra, realizada por uma segunda componente daquele grupo de jovens, desta vez as observações são mais voltadas para a parte técnica que, por mais que tenhamos tentado aprimorar, deixara ainda a desejar. Ela cobra: mais clareza nalgumas falas, imagens e cenas de fundo e as imagens de fundo; cuidar com o áudio, com as transições de cenas; procurar detalhar ainda mais o conteúdo para a qualidade, pois isso daria ao trabalho um toque especial e despertaria mais a curiosidade dos alunos. Depois ela parabeniza o trabalho que (apesar de tudo!) ficara bem feito, mas pode melhorar.


Convém comunicarmos que o caderno de atividades foi apresentado na medida em que o filme ia sendo executado. Os quesitos de avaliação eram: a) Design; b) clareza e c) objetividade. Após lermos as folhas de avaliação percebemos que em geral ele foi tido como excelente.


Por fim, foi uma experiência bastante interessante (e cansativa), porque em certa medida experimentamos ser professores e também expomos algo que nós mesmos produzimos para ser visto e criticado, ora positiva, ora negativamente. Ficamos contentes com o resultado final, mesmo porque fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para o oferecermos o melhor.

.

Um comentário:

_Jana_ disse...

Muito bom o tema
deste relatório!!!
parabéns!!!
=]