quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Oração Final do Fedro


A oração final do Fedro resume emblematicamente a mensagem fundamental do manifesto programático de Platão:
Fedro [...] Mas vamos embora, porque o calor já não está tão forte.
Sócrates Não convém que façamos uma prece a esses deuses, antes de seguir o caminho?
Fedro Por que não?
Sócrates Querido Pã e outros deuses que estais neste lugar, concedei-me a beleza interior e fazei que meu exterior se harmonize com tudo o que carrego dentro de mim. Que eu possa considerar rico o sábio e possa ter uma quantidade de ouro que só o temperante conseguiria tomar para si ou levar consigo. Precisamos de outras coisas, Fedro? Creio que pedi o suficiente.
Fedro Esta oração é também a minha, pois os amigos têm tudo em comum.
Sócrates Vamos, então!


Fonte: REALE, Giovane. O Saber dos Antigos: Terapia para os Tempos Atuais. São Paulo: Loyola, 1999, p. 254.

Nenhum comentário: