sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O sonêto 11 de Luiz Vaz de Camões

Amor é fogo que arde sem se ver;


É ferida que dói e não se sente;

É um contentamento descontente;

É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;

É solitário andar por entre a gente;

É nunca contentar-se de contente;

É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;

É servir a quem vence, o vencedor;

É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor

Nos corações humanos amizade,

se tão contrário a si é o mesmo Amor?

homenagem a minha màe

A aurora da juventude...

Primeiro de tudo devemos reconhecer: Elizabeth, cada ano que passa voce esta mais bonita. Seja por forças terrestres, cosmicas, naturais, sobrenaturais, espirituais, biologicas, fisicas ou mesmo psiquicas e transcendentes, ou mesmo pela junçào de todos esses elementos. A conclusào matematicamente falando que encontro é que tu esta mais bela!

Com o passar do tempo semelhantemente com o processo da aguia voce se transformou e radiosamente ganhou mais iluminaçào, sabedoria e vivacidade. Talvez pela possibilidade de poder olhar do alto das montanhas e se permitir voos mais longinquos tu tenhas se tornado mais bela. Os poetas diriam que voce alcançou o patamar do sublime e absoluto e assim alcançando a plenitude da vida, os filosofos diriam que a poucos anos voce renasceu e se tornou amiga da sabedoria, os teologos diriam que o espirito da divindade se acende de forma mais latente em seu interior e os misticos afirmariam que agora tu podes vislumbrar o volto de Deus e inebriar-se com seu esplendor.

A linguagem de Deus é o silencio. Uma linguagem mistagogia que so se compreende na maturidade e no entardecer da vida. Entardecer que nào significa anoitecer e escurecer, mais preparar-se para o amanhecer e a nova luz que vem surgindo do alto. O Sol para os antigos povos egipcios e orientais era o sinal da propria divindade e na concepçào daquela cultura era uma divindade feminina. Assim retornamos ao titulo deste texto a aurora da juventude e é aurora porque se remete a algo feminino e simultanemente belo, porem belo como caracteristica propria dos seres capazes de gerar vida e nesta dinamica de gerar e nutrir uma vida que vai chegar, nutrir com seu proprio ser e nào falo de vida no senso globalmente biologico, mas especificadamente no senso de gerar ser humano racional , isto é homo sapiens.

Deus e a mulher, dois seres que se assemelham no artesanato de criar e gerar vidas humanas e unicos portadores deste canal cosmico que liga o que é do céu com o que é da terra, fazendo uma unica substancia em duas especies. Transubstanciaçào, legame de duas especies que se justapoem em uma unica, processo cristico na natureza humana fazendo dela tambem divina. Assim escreve o dogma cristào e creem os fieis e assim faz Deus tornando o que seria impensavel em projeto de salvaçào e redençào.

Mulher, antes de ser minha màe tu és uma mulher e como ser com e pela divindade gera vida humana, tu és deus por participaçào. Mulher cristica que como Maria gera um salvador da singeleza de seu ventre e na pureza de suas entranhas. Alimenta-os com o leite e amor de seu caloroso peito e lhes mantem protegidos com a força e garra de seus braços. Sintese de ternura e vigor, potencia e fragilidade e morfologia de amor e esperança do e nos olhos deste que chegou e nunca termina de chegar. Os olhos de um filho sào sempre caminhos misteriosos para uma màe, terreno a ser redescoberto sempre e quando se trilha nas veredas desses olhos se ve assim como no reflexo de um espelho. Porque nos olhos de um homem vive uma mulher, no globo ocular de um menino habita sua màe e basta guardar-lhe com fe e tu vera voce mesma na imensidào destes olhos.

Parabens minha màe. Que orgulho ser seu filho e me enveredar nos caminhos do ser que se vai descobrindo e redescobrindo em seus olhos. Sua voz se tornou uma cançào para meus ouvidos nas noites frias e solitarias e nos momentos de duvida seus passos me dào firmeza mesmo na distancia. Que Deus, o seu tu interior te conduza pelo verde das florestas e dos bosques celestes e transporte luz do Sol em seu espirito e coraçào. Ilumine e gere vida em vida que necessitam de seu ser e de seu calor.

Te amo com a singeleza de um nascer do Sol e o vigor de uma cascata que toca os rochedos.

com carinho