quinta-feira, 24 de junho de 2010

Escrevo porque amo-te minha eterna mae


Cantero senza fine le grazie del Signore
Cantara sem fim a graça do
Senhor

Dalla lettera alla madre di san Luigi Gonzaga “Carta para a mae” de são Luiz Gonzaga

Invoco-te, minha mae e senhora, dom do Espirito Santo e consolaçao sem fim. Quando escrevia esta carta a te, me encontrava na regiao da morte. Mas nossas almas e certamente as nossas aspiraçoes objetivavam o ceu onde todos os viventes juntos louvarao ao Deus eterno. Por minha vontade desejei ardentemente encontrar-te e, sinceramente, esperava que antes das primeiras horas de partir, poder fitar vossos olhos novamente.
A caridade consiste, como disse são Paulo, no “alegrar-se com aqueles que estao na alegria e sofrer com aqueles que sofrem”. Porque, minha mae ilustrissima, tu deve alegrar-se grandemente, porque por seu merito, Deus me apresenta a verdadeira felicidade e me liberta do temor de perde-la. Confidencio a te, ilustrissima senhora, que meditando sobre a bondade divina, oceano sem fim e sem fronteiras, a minha mente se perde, pois não alcança tamanha grandeza. Não posso compreender como o Senhor me guarda e olha minha pequena e breve fadiga e me premia com o repouso eterno do ceu e me convida para aquela felicidade sem fim, que eu encima da hora havia negligenciado e o senhor oferece- me, após muitas lagrimas derramadas ,esse tesouro que é o coroamento de um grande labuto e pranto.
O ilustrissima senhora, guarda com te a infinita bondade divina, pois, é no sofrimento que se vive nesta vida, na presença de Deus, que com a sua intercessao posso chegar ao encontro de tuas necessidades muito mais que nesta vida terrena.
A separaçao não sera longa. Nos veremos no ceu e juntos unidos ao autor de nossa salvaçao gozaremos alegres a imortalidade, gloriando-o com toda a capacidade da alma e cantando sem fim a sua graça. Ele nos tira aquilo que da primeira vez deu-nos apenas para armazená-los em um mundo mais seguro e inviolável e nos ornar com os bens que ele mesmo escolheu para nos.
Eu digo estas coisas por obediencia ao meu ardente desejo que tu, ilustrissima mae e toda a familia, considerem a minha partida como um evento de profunda alegria. E que tu continues a me assistir com a vossa materna bençao, enquanto sou em mar, nas aguas que portam todas as minhas esperanças. Prefiro escrever-te porque nada me é mais manifesto claramente do que o amor e o respeito que devo ter com a senhora, minha mãe, como seu filho.

Traduçao Charles Fernando Gomes, 24 de junho de 2010

terça-feira, 22 de junho de 2010

De onde vem as lagrimas?

De onde vem as lagrimas?

    Se desejas saber realmente, saber quem na vida mais te amou basta se perguntar: quem foram as pessoas que mais te perdoaram na vida. Resposta dificil para alguns ou facil para outros, porem de uma imensa importancia. Importancia de saber o nome, de reconhecer o rosto daqueles que inumeras vezes foram seu colo, seu repouso e seu ombro amigo de cada dia. Dias que se tornam mais encantadores e sublimes quando ha um pouso ou repouso seguro e acolhedor para elas, para as lagrimas que inevitavelmente chegam, mais cedo ou mais tarde chegam e ocupam lugar principal, protagonizam sua existencia. Pois sao elas as geradoras de vida e  ao mesmo instante geradas pelo coraçao e logo enviadas aos olhos.
    Mas de onde vem as lagrimas? Vem do coraçao!  No evangelho de Lucas (cap 7, 36-50) quando o evangelista narra a historia da pecadora que se coloca aos pes de Jesus e lava o pes do mestre com suas lagrimas e depois os enxuga com os cabelos, podemos analisar de diversas formas e configurar varias vezes para relaborar diversos significados exegeticos para esse ato, porem a resposta para seu ato esta na frase" aquele a quem se ama pouco se perdoa pouco", pequenina frase porem que denota uma humanidade absurda que possuia Jesus. Humanidade que proporciona olhar nos olhos daquela mulher e nao lhe condenar por seus pecados passados ou pequenos atos vis, pois para isto ja havia quem o podesse fazer ou ela propria se condenasse ja que podemos observar que nesta narrativa a protagonista nao fala uma palavra mas inunda com o perfume de seu ato esta trama do perdao que gera amor. Mas Jesus olhar sua alma e lhe desnuda o coraçao, desvesti sua alma. Como se pode desnudar um coraçao? Ah! com amor, somente com muito amor se pode olhar nos olhos do outro e inaugurar sua vida, fazer-lo redescobrir sua historia e sua dignidade no cenario da vida e no coraçao de Deus. E  nisto Jesus era um vivente excepcional pois suas palavras ressuscitavam vivos de seus sepulcros existenciais.
     Porem, neste cenario ha um homem que muito ama, uma mulher que carece de amor e um grupo de homens da religiao que nao ve o interno mas somente o externo. O escandalo de um profeta que toca em prostitutas e fala com miseraveis ou caminha com indignos e este é Jesus, é o filho de Deus e  ao mesmo tempo é o Deus que eles nao querem ou melhor nao entendem. O que faz uma prostituta? Vende seu corpo por um pouco daquilo que deveria ser de direito a cada ser humana, isto é alimentaçao, dignidade e amor. E o que faz este religioso do templo? Prostitui o sagrado, vende uma via para chegar a Deus como se ele fosse o proprietario do ceu ou pior  como se fosse o proprio Deus a fazer seus juizos e escolhas de quem quer que seja com seus proprios criterios e leis hipocritas.
      Mas as lagrimas respondem as nossas duvidas? Sim, pois falam de um tripe do qual necessitamos como imperativo de vida: amor, perdao e humildade. Amor para olhar nos olhos daquele que nos nao amamos, mas julgamos e por preconceito nos distanciamos, perdao para receber o outro inteiro no coraçao e restituir seu ser e reconfigurar sua existencia é o ato que retorna para quem o pratica, pois quem  muito perdoa é porque muito ama e por fim a humildade de se colocar nos pes de quem pode nos ajudar a ser mais humanos e restiuir nosso ser . Lavar seus pes com a agua mais limpida que existe que sao as lagrimas que vem do coraçao e falam de Deus. Assim, finalizo afirmando que em todo este cenario é a vida que fala mais alto e diz ame, deseje o bem e nao importa a quem apenas faça de um jeito que voce seja Deus  lagrimas, porem amanha pode ser voce a ser consolad
na vida de alguem porque hoje  pode ser voce a secaro e ter alguem a seca-las. Cuide e desperte em voce a dimensao do cuidado.

Bibliografia:

 Biblia do Peregrino, Evangelho de Sao Lucas, cap 7 36-50