domingo, 23 de novembro de 2008

SEMINÁRIO DE PESQUISA EM FILOSOFIA 24 e 26 de novembro de 2008 • Auditório Thomas Morus (CTCH-PUCPR)






GOLES DE SABEDORIA

Treinando para a Vida



Charles Fernando Gomes
Obra cinematográfica: Treinando para a Vida

O técnico Carter exigiu que seus alunos tivessem responsabilidade e compromisso não só com o esporte, mas também e principalmente com a Instituição escolar. Nisto estava implicado a responsabilidade com o rendimento escolar aliado ao rendimento com as disciplinas curriculares. Aristóteles no livro Ética a Nicômaco afirma que “embora seja desejável atingir a finalidade apenas para um único homem, é mais nobilitante e mais divino atingi-la para uma nação ou para as cidades.” (EN 1094 b), nesta citação observamos a semelhança da frase com o objetivo do técnico, isto é, ele almejava uma ética, isto é, atos que gerassem a seus alunos um bem em todas as dimensões.

“Se há então, para as ações que praticamos alguma finalidade que desejamos por si mesmas, sendo tudo o mais desejado por causa dela, e se não escolhemos tudo por causa de algo mais (se fosse assim o processo prosseguiria até o infinito, de tal forma que nosso desejo seria vazio e vão), evidentemente tal finalidade deve ser o bem e o melhor dos bens” (EN 1094 a ss) O objetivo, a finalidade maior deve orientar nossas ações aconteça o que acontecer Carter foi obstinado e não esmoreceu frente as dificuldades, ao contrário, foi mais forte ainda, pois, lutou contra tudo e todos que não acreditavam em seu método.

“Chamamos aquilo que é mais digno de ser perseguido em si mais final que aquilo que é digno de ser perseguido por causa de outra coisa” (EN 1097 b ss). O técnico apresentou aos seus alunos-atletas que a dignidade deve se sobrepor a qualquer ato indigno que venha a prejudicar um ideal, um sonho e até mesmo a uma conquista. De que adianta o homem ganhar o mundo se não consegue vencer a si mesmo, dominar seus instintos e vencer seus desejos. Daí as virtudes são essenciais para caminhar na linha reta, para a auto-suficiência e para não desanimar.
O bem para o homem vem a ser o exercício ativo das faculdades da alma de conformidade com a excelência, e se há mais de uma excelência, de conformidade com a melhor e mais completa entre elas (EN 1094 a ss). Os alunos ao vencerem uma partida de basquete e ir festejar na casa de Susan, deixaram de agir com as faculdades da alma e agiram com a emoção, isto é, não utilizaram à justeza da alma e a razão, e se deixaram levar pela vaidade da conquista, esta que foi interrompida sabiamente por Carter, que os repreendeu e lhes deu uma lição de vida. Na frase de Aristóteles “no homem temperante o elemento apetitivo deve harmonizar-se com o princípio racional, pois o que ambos têm em mira é o nobre, e o homem temperante apetece as coisas que deve, da maneira e na ocasião devidas; e isso é o que prescreve o princípio racional“ (ARISTÓTELES, 1973, p.298), reconhecemos a necessidade da temperança no homem, esta que lhe norteia as ações.

Semelhantemente a temperança, é indispensável no equilíbrio do homem, isto é, o meio termo. Aristóteles afirma que “a virtude moral é um meio termo , e em que sentido devemos entender esta expressão: e que é um meio-termo entre dois vícios, um dos quais envolve excesso e o outro deficiência, e isso porque a sua natureza é visar à mediania nas paixões e nos atos” (ARISTÓTELES, 1973, 278). A moral, os atos moralmente realizados, esta foi uma das exigências que o técnico fez não somente a seus alunos mais também a diretora da escola, exigindo que ele desempenhasse seu papel como educadora e incentivasse-os como ele. Despertasse o empenho de seus alunos nas disciplinas curriculares e pudesse contar com a ajuda dos demais professores nesta tarefa.

Quanto à estabilidade e à organização social do governo, Aristóteles definia como timocracia (timé = honra), onde o poder político seria exercido pelos cidadãos proprietários de algum patrimônio e que governariam para o bem comum. Em outros momentos este regime ideal é chamado de politéa (governo da maioria, mas regido por homens selecionados segundo a sua renda), que ele classifica entre as constituições retas. (cf.ARISTÓTELES, 2000, p.249-250). Talvez, Carter estivesse pensando numa politéia como modelo para a escola que ele trabalhava, ou seja, uma forma de administrar a escola em que os alunos e até mesmo a diretora da escola seguissem constituições retas, estas que seriam bússolas para todos os componentes da instituição.

Do ponto de vista ético, o professor Carter foi o modelo por excelência, devido a se manter firme até mesmo quando ninguém mais o apoiava. A determinação do professor lhe tornou um grande defensor de sua causa. Por fim, podemos observar a diferença que ele fez na vida de seus alunos, isto se fez claro ao término do filme, pois, todos os alunos-atletas conseguiram mudar suas vidas e se tornarem responsáveis por si mesmos porque alguém acreditou neles, o professor, amigo e técnico Cárter.

Por fim, destaco a figura maior da filosofia e teologia do cristianismo, isto é, Santo Agostinho. Agostinho afirma: “Voluntas igitur nostra nec voluntas esset, nisi esset in nostra potestate. Porro, quia est in potestate, libera est nobis / Portanto, a nossa vontade não seria vontade se não estivesse em nosso poder. Efetivamente, por estar em nosso poder, é livre para nós” (III, 3, 8). Em suma, é de tamanha urgência que compreendamos o poder que nos é dado, devido ao livre arbítrio ser de uso totalmente responsável de nossa consciência. Isto se fez claro, o mestre Carter fez que no uso da liberdade de seus alunos, eles optassem pela liberdade de ser responsáveis, autônomos e fortes, isto é, que eles optassem primeiramente pela direção madura de suas vidas.


Referências

ARISTÓTELES – Ética a Nicômaco. (tradução, introdução e notas por: Mário da GamaKury).Brasília:UNB,1985.
ARISTÓTELES – Política. 3ªed. Brasília: UNB, 1985
Bento XVI. Homilia na celebração eucarística na Esplanada do Venerável Colégio Borromeu. Pavia, 22 de abril de 2007.
SANTO Agostinho. De Magistro. In: Santo Agostinho, São Paulo: Abril Cultural, 1973, Coleção Os Pensadores.